Resolvi escrever aqui devido a uma data especial.
Dia 15 de Outubro - Dia dos professores.
E como eu adoro escrever, não vou perder esta oportunidade, rs
Professor: nós devemos muito a vocês.
Não deve ser fácil aguentar cinquenta alunos em uma sala de aula com um regente apenas.
Não deve ser fácil ensinar a tantas mentes diferentes, as quais captam o conteúdo de modos diferentes, e com apenas uma explicação você tentar alcançar o maior número possível de pessoas a te compreender.
Não deve ser fácil enfrentar uma classe pela primeira vez. Ah, não.
Não deve ser fácil programar uma prova, aplicá-la, gastar o seu tempo corrigindo-a, enquanto o aluno só põe o próprio nome.
Mas há o outro lado: há o aluno que não tem um bom suporte familiar, há o aluno que trabalha no outro turno e está cansado, há o aluno que, apesar de novo, já está desentendido com a vida, há os apaixonados, vixe, há ainda uma porção de coisas!
Então, querido professor, por favor entenda, que quando não damos o melhor de nós, não quer dizer que você não esteja dando o seu melhor. Entenda que você já influenciou a vida de muitas pessoas e que, apesar de o nosso país não te valorizar, o seu valor é intrínseco a sua profissão. Entenda que, mesmo quando estiver esgotado e cansado, os seus alunos precisam de você, então descanse um pouco, tire férias, viaje, mas volte, volte que sempre haverá alguns pares de olhos curiosos querendo aprender.
Nesta semana pensei sobre a importância do professor. Pensei que o aluno pode até estudar a matéria antes, pesquisar, reler, mas o conhecimento afrente daquela matéria, quem tem, é o professor, e esse conhecimento prévio auxilia na avaliação do que eu estudo agora. Principalmente na Medicina. Há muitos pormenores, muitas decisões dependem do material que você dispõe, da boa vontade de seus colegas de trabalho, então não adianta eu decorar a diretriz de Fibrilação Atrial, que nem tudo ali eu vou seguir ao pé da letra na prática. Nesse contexto, o professor entra adequando a matéria à realidade, adequando as taxas, o clearance da creatinina que, quando abaixo de 60, eu já não daria mais os novos anticoagulantes no mercado, mas varfarina, e por aí vai, sendo que na diretriz fala-se de clearance abaixo de 30 (mas nos concursos é 60). Como eu saberia isso? Apenas apanhando, na prática. Por isso, é tão importante ouvir o professor que se propõe a dar uma verdadeira aula. A aula adiciona, direciona. Você só tem que aprender a captar o que há de mais valioso em cada uma delas.
...Na minha vida, eu li alguns poemas e livros sobre professores.
Um deles foi: Uma Professora Muito Maluquinha, do nosso conhecido autor e querido Ziraldo! Ela é uma professora autêntica que ensina a seu próprio modo e burla várias regras, acaba saindo da escola e deixa um recadinho para seus alunos, que ficam extasiados com a notícia mas, ainda assim, compreendem e levam no coração a lembrança daquela querida professora maluquinha!!!
No fundo, todos somos professores, ao ensinar uma criança, dando o exemplo, ao sermos gentis, educados mesmo nas situações em que nossa paciência se esgota. Já os professores são professores duplamente! hahaha É difícil, sabemos, mas não é impossível!
Feliz dia dos professores! S2