segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O segredo da vida

O maior segredo da vida é este: não ficar se comparando com os outros.

Não adianta se comparar por atitudes, pensamentos, por vestimentas, por realizações, por feitos, por economias, por religião, por família.

O que eu penso que é válido comparar são sonhos. Pois não há grade nem mesmo eletrocutada que te impeça de sonhar tão grande quanto qualquer sonho majestoso. Sonhar requer apenas imaginação e um senso de possibilidade individual. Mas, ainda assim, muitos fatores influenciam. Deve ser difícil sonhar grande quando se é, por exemplo, criança e não há acesso a informação devido à ausência de energia elétrica ou quando não se sabe ler. Deve ser difícil sonhar grande, também, quando a família não tem uma boa estrutura.

Comparação. As guerras começaram comparando-se. As pessoas sempre querem mais, ou tanto quanto os que podem ter.

Não comparar, mas acho que avaliar é saudável. Avaliar os comportamentos, as atitudes, as falas, para se chegar a uma conclusão e ir construindo sua identidade. Às vezes, corremos o risco de nos desconstruirmos querendo passar por outra pessoa, quando sermos nós mesmos é a chave para a auto realização. É preciso ter muito discernimento e auto confiança para saber com clareza aonde se quer chegar e por que meios. Reconhecer suas fraquezas e seus méritos. E chorar e comemorar os erros e acertos. Pois isso é dar passos. É crescer.

Comparando-se com alguém sempre, corre-se o risco de se satisfazer em relação a uma meta quando, quem sabe, sua meta era outra, e você poderia ter alcançado um patamar muito mais alto, ficaria mais realizado e com a sensação de missão cumprida. Não é fácil. Há muitos obstáculos, somados aos que não existem e criamos em nossas cabeças. Por isso eu digo: se compare a você mesmo. Se compare ao seu antes e depois. Visualize seus ganhos e perdas e coloque na balança da vida. Encontre seu equilíbrio. Valorize-se. Não se subestime. Invista na sua própria capacidade independente dos méritos dos outros. Quem sabe devagar você vai ainda mais longe. Não se afobe. Utilize sua energia em pontos que você sabe que vai aproveitar. Plante no terreno em que você é mais fértil. Semeie experiências que agregarão conteúdo a quem você é. Agarre desafios. Crie lembranças. Costure memórias, lance-se em aventuras cotidianas mas relevantes. Cultive-se. Vá pelo seu próprio caminho ainda que seja mais longo, mas é mais bonito, porque é seu.

Crie-se e recrie-se e saiba valorizar cada feito. Sua história depende de você e para um novo livro que está sendo escrito, não existe história comparável a que será a sua. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário